Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Quem não gosta do inverno terá bons motivos para comemorar a estação deste ano, que começa em 21 de junho. O extremo do frio é esperado apenas para a segunda quinzena do mês que vem. Até lá, os termômetros deverão seguir com marcas amenas, que, em alguns dias, passarão dos 20°C, como ocorreu na última segunda-feira. No início da semana, Santa Maria registrou máxima de 23,4°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O meteorologista Gustavo Verardo não desanima os amantes dos dias gelados. Mas pondera que será preciso esperar para depois de 15 de junho.
- Até o dia 5 de junho, pelo menos, não há previsão de uma nova onda de frio intensa. Vamos ter frio este ano, sim, porém, ele deve ficar mais restrito ao final de junho e nos meses de julho e agosto - informa.
Até agora, o dia mais frio do ano na região foi registrado no último sábado, com 8,2°C em Santa Maria e 6,2°C em São Gabriel. E o friozinho durou pouco, pois o restante do fim de semana teve sol e clima agradável, permitindo, até mesmo, usar roupas leves de verão. Nem geada houve até agora.
OAB Santa Maria terá Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero
CHUVA E CHUVA
Verardo explica que o Estado está sob influência do fenômeno climático El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico na região equatorial. Quando o El Niño ocorre, o frio não avança, e há mais chuvas entre o verão e o outono no sul do país, como vem ocorrendo até agora, com precipitação acima da média e dias bem úmidos no Rio Grande do Sul.
Em Santa Maria, choveu mais de 200 milímetros em janeiro e em maio, bem superior ao volume normal para esses dois meses. Nos últimos dias, o clima úmido e a cerração têm sido comuns na região.
VENTO NORTE
Os meteorologistas esperam que o fenômeno do Pacífico tenha fim em julho, quando o clima deverá voltar à normalidade. A partir daí, as massas de ar polar deverão ingressar com força.
- Teremos dias, inclusive, com minimas de 0°C em Santa Maria neste ano, só ainda não dá para saber quando - diz Verardo.
Contudo, como agosto também já começa a registrar dias mais quentes em Santa Maria, inclusive devido ao vento norte, a previsão é que o inverno de 2019 seja bem curto.
Para este fim de semana, as mínimas devem chegar na casa dos 11°C, segundo a Somar Meteorologia (veja no quadro). Já para a primeira semana de junho, a previsão é de máximas na casa dos 24°C.
A PREVISÃO
As temperaturas mínimas e as máximas previstas até domingo
em Santa Maria, segundo a Somar Meteorologia:
- Hoje - 12°C a 17°C
- Amanhã - 13°C a 17°C
- Sábado - 12°C a 18°C
- Domingo - 11°C a 17°C